A dieta LIFTING: perca anos e quilos em 28 dias

De Gwyneth Paltrow até a Rainha Letizia, o plano do Guru da pele perfeita, o americano e dermatologista-estrela Nicholas Perricone, Doutor Perricone se popularizou entre as famosas, ele promete devolver a beleza integral em apenas um mês!

dieta_perricone_celebs_1758_544x503

Doutor Perricone defende que um rosto sem rugas e flacidez só pode ser conquistado associando o uso de cosméticos a uma dieta ideal. “O estado da pele reflete, de forma imediata, o que estamos comendo”, afirma o médico em entrevista à Vogue de janeiro.

Para ele, o aparecimento de rugas, manchas e perda de tônus e viço são resultado da inflamação das células, causadas principalmente pelos alimentos que ingerimos. Baseado nessa teoria, o dermatologista elaborou uma dieta que bane do cardápio os alimentos com potencial inflamatório como açúcar, farinha branca e alimentos com amido e alto índice glicêmico (abacaxi, manga, cenoura, ervilha, milho, mel e frutas secas) – esses alimentos provocam uma inundação de açúcar na corrente sanguínea, favorecendo o aparecimento dos radicais livres e causando inflamação.

Antes de desanimar, saiba que o médico é adepto da dieta há 30 anos. Mas como ninguém é de ferro, para quando bater aquela vontade de uma massa ou um docinho, o médico ensina a fórmula: no primeiro caso, coma junto com alguma proteína, para controlar o pico de insulina, e opte pelas integrais. No segundo, escolha chocolates com 80% de cacau. “Costumo polvilhar o cacau em pó, puro e sem açúcar, no iogurte ou em frutas pequenas. Se for consumido assim, ele é rico em antioxidantes saudáveis para o coração.”

Em que consiste a dieta Perricone

Como já falamos o foco principal da dieta Perricone é melhorar a aparência da pele, outros benefícios adicionais deste plano alimentar é manter a boa saúde e perder peso.

As investigações desenvolvidas pelo Dr. Nicholas Perricone, revelaram que a principal causa do envelhecimento é a inflamação das células, reação que desencadeia o aparecimento de radicais livres, que por sua vez aceleram o envelhecimento das células.

O envelhecimento celular é acelerado devido à ingestão de alimentos pró-inflamatórios como os hidratos de carbono de elevado índice glicémico. Neste sentido, e com a finalidade de reduzir o processo de inflamação, o Dr. Perricone desenvolveu um plano alimentar que retrasa os sinais de envelhecimento. Se trata de uma dieta anti-inflamatória, cujo objetivo é proporcionar uma aparência mais jovem e prevenir as doenças relacionadas com o envelhecimento.

Evite os “alimentos que envelhecem” (alimentos pro-inflamatórios)

Os alimentos com um alto índice glicémico fazem envelhecer e engordam – esta é a base de todo o plano alimentar Perricone. Os hidratos de carbono refinados nomeadamente os produtos de farinha branca e o açúcar devem ser eliminados, já que fazem subir os níveis de açúcar no sangue rapidamente, causando ataques de fome, falta de energia e até mesmo  mau humor.

Outros alimentos que não recomenda são os que contêm gorduras hidrogenadas como a margarina, manteiga, óleos hidrogenados e as gorduras saturadas que se encontram nas salsichas, carne vermelha e laticínios gordos. Os adoçantes naturais como a Stevia, são preferíveis aos artificiais.

Os principais grupos de alimentos da dieta Perricone

De acordo com o Dr. Perricone existem 10 grupos de alimentos que não devem faltar numa dieta saudável. Os super- alimentos recomendados possuem propriedades anti-inflamatórias que combatem o envelhecimento e estabilizam o açúcar no sangue, mantendo a insulina a um nível baixo. Pois níveis altos de insulina causam inflamação e por conseguinte o envelhecimento celular.

Proteína de alta qualidade: privilegiar o consumo de peixe diariamente, especialmente o salmão que é rico em Oméga 3 – ácidos gordos saudáveis que se encontram-se nos peixes de água fria como salmão, atum e sardinha. Outras fontes de proteína recomendadas são as aves sem pele, o tofu e as claras de ovo.

O Dr. Perricone recomenda comer salmão selvagem (criado no mar). O salmão de cultura causa problemas ambientais, tem uma cor artificial e não contém os mesmos nutrientes que o salmão de mar. Se prefere uma fonte vegetal de ómega-3, pode encontrá-los nas sementes de linhaça e Chia.

Frutas e vegetais ricas em antioxidantes: a melhor escolha de acordo com a dieta Perricone são: abacate, pimentos, frutos silvestres, melão Cantalupo e meloa, vegetais folhosos verde escuro (como espinafre, couve, agriões), as variedades de abóbora laranja, abacaxi, tomate, alho, brócolis e ervas aromáticas.  As frutas secas devem ser evitadas. Estes alimentos para além de fornecerem fibras são ricas em antioxidantes anti-envelhecimento.

Especiarias: canela, cúrcuma, cravo, noz-moscada e louro. De acordo com o Dr. Perricone vários estudos demostraram que estas espécies ajudam a combater a inflamação no corpo e mantêm os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Chilli: (contém capsaicina) são antioxidantes, combatem a inflamação, ajudam a suprimir o apetite e aceleram o metabolismo.

Sementes e nozes: os frutos secos e sementes são ricos em gorduras boas, vitamina E e proteínas, além disso provocam saciedade. As Sementes e nozes mais recomendadas são: gergelim, linhaça, amêndoas, nozes, avelãs, sementes de girassol e de abóbora.

Feijões e lentilhas: são ricos em fibras, proteínas, antioxidantes e ajudam a queimar gordura e a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando os ataques de fome.

Produtos probióticos pobres em gordura: o iogurte e outros produtos similares como o kefir são ricos em cálcio, proteína, bactéricas benéficas e pobres em gordura e colesterol.

Cereais Integrais: aveia e a cevada integrais (não os flocos de preparação rápida). Estes cereais, além de nutritivos, causam sensação de saciedade e ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.

Gorduras saudáveis: as gorduras recomendadas são as gorduras de peixes de água fria e óleos vegetais saudáveis (azeite, nozes, sementes). As gorduras saturadas devem ser reduzidas e as gorduras trans e gorduras poliinsaturados (óleos vegetais) devem ser evitados.

Beber muita água: ajuda o sistema digestivo e hidrata a pele. O chá verde também é recomendado (rico em antioxidantes). As bebidas alcoólicas, refrescos e sumos estão proibidas.

Os 10 superalimentos da dieta Perricone

Estes são os 10 superalimentos da dieta Perricone, pois aportam muitos benefícios para a pele e a saúde em geral:

  • Açaí
  • Vegetais de Allium (alho, cebola, cebolinho, alho francês)
  • Cevada
  • Vegetais verdes: erva do trigo, erva da cevada e algas azuis verdes.
  • Trigo sarraceno
  • Feijões e lentilhas
  • Pimentos picantes (malagueta, chilli)
  • Nozes e sementes
  • Sementes germinadas
  • Iogurte e Kefir

Alimentos proibidos na dieta Perricone

Os alimentos proibidos na dieta Perricone são aqueles que aumentam a inflamação no corpo, como:

  • Carnes gordurosas: carne vermelha, fígado, coração e intestino de animais;
  • Carboidratos de alto índice glicêmico: açúcar, arroz, macarrão, farinha, pão, flocos de milho, bolachas, salgadinhos, bolos e doces;
  • Frutas: frutas secas, banana, abacaxi, abricó, manga, melancia;
  • Legumes: abóbora, batata, batata-doce, beterraba, cenoura cozida;
  • Leguminosas: fava, milho.

Além dos alimentos, a dieta Perricone também inclui a prática de atividade física, o uso de cremes anti-idade e o uso de alguns suplementos nutricionais, como vitamina C, cromo e ômega-3.

Baseado nessa teoria, o dermatologista elaborou uma dieta que bane do cardápio os alimentos com potencial inflamatório como açúcar, farinha branca e alimentos com amido e alto índice glicêmico (abacaxi, manga, cenoura, ervilha, milho, mel e frutas secas). Aqui, como prometido, o cardápio completo (adaptado para o paladar brasileiro pela nutricionista Mariana Strang, da equipe Perricone no Brasil) + receitas para um intensivo de três dias do regime da pele perfeita. “Pense no plano de três dias para limpar seu sistema e revigorar o ânimo”, diz ele.

DIA 1

Café da manhã:
Mingau de aveia com morangos (1 copo de leite semi desnatado + 2 colheres de sopa de aveia em flocos + aprox. 6 morangos grandes).

Lanche:
5 castanhas + 1 maçã.

Almoço:
Salada de folhas verdes à vontade, temperada com azeite de oliva, limão e sal;
1 filé de frango grelhado;
2 colheres de sopa de arroz integral cateto;
Brócolis ao alho e óleo;
1 fruta.

Lanche:
1 ovo cozido ou mexido com um fio de azeite de oliva + 1 fatia de peito de peru.

Jantar:
Salada de feijão branco ou de grão de bico com folhas verdes, temperada comazeite de oliva, limão e sal;
1 maçã no forno com canela.

dieta-pirr-v-px-4

DIA 2

Café da manhã:
1 xícara de chá verde in natura;
2 fatias de melão cantalupo + 2 colheres sopa de quinua em grãos cozidos ou flocos.

Lanche:
1 punhado de sementes de abobora ou girassol.

Almoço:
Salada de folhas verdes à vontade, temperada comazeite de oliva, limão e sal;
Salmão no forno com berinjela e abobrinha;
1 fruta.

Lanche:
1 fatia de pão preto (alemão);
1 colher sopa de cottage com um fio de azeite (se quiser coloque ervas como manjericão ou salsinha).

Jantar:
Cozido de feijão branco ou grão de bico com espinafre, brócolis, couve flor e cebola;
¼ de abacate batido com agua de côco.

dieta-pirr-v-px-1 (2)

DIA 3

Café da manhã:
1 ovo cozido ou mexido com um fio de azeite de oliva.
1 fatia de peito de peru;
1 fatia de pão preto (alemão).

Lanche:
1 pêra.

Almoço:
Salada de folhas verdes à vontade, temperada comazeite de oliva, limão e sal;
Peixe branco assado com cebolas e tomates;
Espinafre refogado;
2 colheres de sopa de arroz integral cateto;
1 fruta.

Lanche:
1 açaí pequeno batido com morangos.

Jantar:
Salada de espinafre e agrião com 1 lata de atum, temperada comazeite de oliva, limão e sal;

OU

Tabule de Quinua;
1 fruta.

dieta-pirr-v-px-2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s