Tudo oque você precisa saber sobre No Poo e Low Poo

Pará nós ocidentais, espuma é sinônimo de limpeza, não é mesmo? A espuma é quase sagrada: Enquanto a água purifica, a espuma limpa a sujeira dos cabelos, completando todo o processo, no entanto, quando a espuma que sai dos fios e caí no ralo do banheiro, leva com ela muito mais que apenas a sujeira do dia a dia.

Quantas vezes você já teve a sensação de que aquele shampoo lavou demais os fios? E o resultado foi um cabelo com aspecto duro e seco palha de aço , isso é resultado é resultado de substâncias como o Lauryl Sulfate, Sodium Laureth Sulfate e outras substâncias de caráter ultra-limpantes presentes em muitos shampoos comuns do mercado, que removem lipídios naturais do cabelo e do couro cabeludo, responsáveis não só pela sedosidade, como também pela proteção capilar. E os tipos de cabelo que mais sofrem com essas substancias são cabelos secos, geralmente os cacheados e crespos .

O termo NO/LOW POO é criação da inglesa Lorraine Massey, fundadora da marca Deva Curl, ela não aboliu de vez o xampu, mas conseguiu desenvolver um produto de composição natural sem agentes agressivos, como também de substâncias que tratem o cabelo por completo, sem mascarar a saúde dos fios.

Reforçando o Low Poo, defende a utilização de shampoos com agentes de limpeza de caráter leve, que não agridem a fibra capilar. Substâncias como Betaína cocamidopropyl (Anfótero) e Sulfossuccinato de Sódio de Dioctilo, são mais leves, fazem menos espuma e proporcionam limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.
A técnica também defende a utilização de produtos que não contenham em sua fórmula Petrolatos (parafina líquida -óleo mineral-, vaselina). O uso constante de petrolatos deixa o cabelo pesado e mascara a saúde dos fios. É como usar uma chapinha em um cabelo ressecado: ele tem brilho e parece saudável, mas por dentro, carece de substâncias essenciais a sua saúde. Além disso, os petrolatos, criam uma barreira para a absorção de muitas substâncias presentes nos cosméticos.

No No poo,  é abolido o uso de shampoos, mesmo os de caráter mais leves. Sendo assim, além dos petrolatos, não utiliza qualquer produto (máscaras, leave-in, condicionadores) que contenham silicones insolúveis em água, pois estes só são retirados do cabelo com shampoo.  A lavagem, chamada co-wash é feita com condicionadores que não contenham  silicones.

Sendo assim, a diferença do NO para o LOW poo é que neste último, o shampoo é utilizado com substâncias de limpeza leves e portanto, máscaras, cremes de pentear e demais produtos podem conter silicones que são retirados dos fios com o shampoo. Já o NO POO, por não se fazer a utilização de shampoos, os produtos com silicones insolúveis não são utilizados.

Todos os produtos para NO POO, podem ser utilizados por pessoas que praticam LOW POO. No entanto, os produtos para LOW POO não são utilizados por quem pratica NO pois, possuem em sua fórmula silicones insolúveis em água.

O No Poo e o Low Poo são técnicas que têm obtido sucesso não apenas para as cacheadas e crespas, mas também para as onduladas e lisas! Mas isso não é sinônimo que vai funcionar bem de uma forma generalizada. é importante lembra que há uma série de fatores desde a qualidade até a quantidade de produtos escolhidos para seguir o Low/No Poo e a rotina de cuidados estabelecida interferem no “resultado final”.

É muito importantíssimo que quem queira seguir uma dessas técnicas pesquise a fundo sobre Low Poo e No Poo antes de escolher qual é a mais indicada pra você.

Abaixo uma tabelinha com os sulfatos e petrolatos que devemos evitar no No poo e Low Poo!

sulfatos-para-evitar1-1

Foto:www.cacheia.com

E aí meninas, gostaram das dicas, já conhecem ou usam essa técnica?! Me contem nos comentários!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s