Como ter uma Boa Noite de Sono

Uma boa noite de sono é #Vida, ela nos ajuda a repor as energias e deixa qualquer uma pronta para as atividades do dia seguinte. Se você acorda cansada e com dores no corpo, pode estar dormindo em uma posição que prejudica sua coluna ou, até mesmo, usando o travesseiro errado. O quiropraxista Jason Gilbert dá dicas para acordar nova em folha no dia seguinte.

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Travesseiro

Segundo Gilbert, a coluna vertebral deve se manter reta e a primeira forma de evitar que ela fique curvada é prestar atenção na altura do travesseiro. Os muito altos ou baixos demais devem ser evitados, assim como muito duros ou muito moles. O certo é aquele que mantém a curvatura do pescoço quando a pessoa está deitada com a barriga para cima. A dica do quiropraxista são os travesseiros que têm aproximadamente quatro dedos de altura.

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Posições

Dormir de bruços pode ser uma delícia, mas é a pior posição para a saúde, porque força a região lombar e a região cervical. Além disso, o pescoço fica totalmente tracionado e rotacionado, o que causa um desgaste e uma tensão nos nervos e músculos. Isso pode causar torcicolo, dor de cabeça e em longo prazo redução na amplitude do movimento do pescoço. Para aqueles que não conseguem dormir em outra posição, o quiropraxista aconselha que a pessoa não utilize o travesseiro para diminuir os impactos.

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Apesar de parecer inofensivo, dormir de barriga para cima pode ser prejudicial se as pernas estiverem totalmente esticadas, porque isso causa uma sobrecarga na região lombar.

tumblr_lqppy4nQgW1r2t8t0o1_400.gifNesse caso, Gilbert aconselha a posicionar um travesseiro atrás do joelho para amenizar essa tensão muscular. Esparramar-se na cama é uma relaxante, mas também é prejudicial à saúde da coluna. Nessa posição, a coluna fica torta e há uma sobrecarga na região lombar. A posição mais indicada para uma boa noite de sono é dormir de lado com as pernas alinhadas e um travesseiro entre os joelhos para reduzir a carga nos quadris e coluna lombar.

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Abraçar um travesseiro para acomodar as mãos também é uma boa dica para não causar pressão na região cervical.

Ter uma boa noite de sono ajuda a perder peso

Além do sono ajudar a relaxar o corpo, te deixa mais disposta, com a pele mais bonita e, ajuda a emagrecer, isso mesmo minha amiga, você leu certo. Quem explica essa relação entre o sono e o emagrecimento é a otorrinolarinologista e especialista em medicina do sono Angela Beatriz Lana. “Pessoas que dormem menos de seis horas tem índice de massa corporal (IMC) maior do que aqueles que dormem entre 7 a 8 horas.

Isso se deve também a um desequilíbrio de dois hormônios relacionados ao apetite e à saciedade da fome: a grelina e a leptina”, diz.

A leptina, hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, também é secretada durante o sono. Assim, pessoas que permanecem acordadas por períodos superiores ao recomendado produzem menores quantidades de leptina. Resultado: o corpo sente necessidade de ingerir maiores quantidades de alimentos.

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A especialista explica que sete horas e meia a oito horas de sono é o ideal para a maioria das pessoas. No entanto, existem variações individuais menos frequentes, pessoas que se sentem bem apenas com cinco a seis horas de sono e outras que necessitam de 10 horas bem dormidas. Mas quando se dorme pouco, a secreção de hormônios importantes como GH (hormônio do crescimento), insulina, cortisol, também fica alterada. “Há uma tendência ao acúmulo de gorduras, piora do desempenho físico, e até um estado de pré-diabetes pode acontecer”, afirma.

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Quem não consegue dormir o suficiente durante a semana, pode fazer uma “reserva de sono” no fim de semana, assim como pode-se tirar um cochilo no meio do dia para compensar uma noite mal dormida. “Isso, feito esporadicamente, não traz maiores problemas. Mas, na verdade, uma noite inteira de sono bem dormida é insubstituível”, ressalta.

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É claro que se a pessoa dorme bem, mas tem uma alimentação altamente calórica associada ao sedentarismo, certamente irá ganhar peso. O corpo precisa do bom equilíbrio sempre e este é alcançado através do descanso noturno após um dia intenso de atividade mental e física associada a uma dieta saudável.

Para quem tem dificuldades de pegar no sono, aí vão mais 3 dicas preciosas:

– Tenha uma rotina de sono, ou seja, horário mais ou menos regular de dormir e acordar;

– Reduza as luzes da casa e do quarto próximo à hora de dormir e tente ter uma temperatura agradável no quarto;

– Evite exercícios muito intenso próximos à hora de dormir, pois isso pode aumentar muito a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, em um momento de desaceleração do corpo para iniciar o sono.
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Em resumo, podemos usar a maquiagem mais cara do mundo, mas não há produto milagroso que substitua uma bela e boa noite de sono!

E vocês, tem alguma dificuldade de pegar no sono ou melhor alguma infalível para compartilhar, deixem nos comentários quero saber tudo!!!

Bisous

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2 comentários

  1. Why don´t you told me before?? Amazing post!! very usefull!!

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  2. Veri · julho 1, 2016

    Probleminha que me persegue esse… hahaha….
    ;D

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